quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Litoral Uruguaio

Areias da Plaja las Achiras
Numa madrugada de quinta-feira, em noite tão estrelada quanto fria viajamos de Santa Maria para o Litoral do Uruguai. Parte do percurso rodamos por uma estrada sinuosa contornando morros entre Caçapava do Sul e Canguçu, que contrastam bastante com aquelas vias retas nas planícies de Pelotas ao Chuí.
Estava ensolarado quando entramos na Avenida Brasil, fronteira com o Chuy Uruguaio. Antes do meio-dia chegamos no Forte San Miguel. Situado dentro de um belo parque, ele fora construído com influência portuguesa durante o período da Província Cisplatina.

Andando pelo local encontramos um hotel mantido pelo Estado, o Parador San Miguel. Imponente construção de pedras no alto de uma coxilha. Almoçamos uma excelente massa numa aconchegante sala com lareira.

À tarde visitamos as lojas do free shopping; ali adquirem-se produtos por um preço bem convidativo com cotação do real valendo onze pesos uruguaios; entretanto, a maioria do grupo não optou por realizar o câmbio; quando fomos pagar a hospedagem nas cabanas, descobrimos que  a cotação era menor, um real valendo oito pesos.

As reservas para estadia no Parque Nacional de Santa Teresa foram feitas pelo Ivan; por sugestão dele ficamos hospedados em confortáveis cabanas com vistas para o Atlântico; nos reuníamos nelas para preparar as refeições do desjejum e da janta com alimentos adquiridos na localidade de Punta Del Diablo e La Coronilla.

Ventava continuamente. Nas noites estreladas sentíamos  frio que enfrentávamos com uma lareira acesa. Nas manhãs ensolaradas foram os passeios pela praia e a visita à fortaleza que nos aqueciam.
Plaja las Achiras
Na sexta-feira andamos pelas areias límpidas da Plaja Las Achiras, às vezes com rochas no caminho, rumo ao sul até a Punta Del Diablo. Nessa localidade de pescadores almoçamos um delicioso arroz com frutos do mar no Restaurant El Malecón.


O sol estava aproximando-se do horizonte oeste com reflexos sob os juncos quando chegamos na Laguna Negra. Caminhando por sua margem rochosa observamos  flamingos voando antes de pousar na água; no mato nativo vimos murtas frutificadas, e muitas coronilhas com ramos espinhosos.

Nuvens brancas alongadas harmonizavam o céu azul na manhã de sábado quando passeávamos pela área interna do Forte de Santa Teresa. Construído sob um terreno onde contempla-se a vastidão da região; encontra-se muito bem cuidado depois de reforma.
Forte de Santa Teresa


No almoço no Salon Comedor, o restaurante perto da Capatacia, combinou-se o cardápio da janta. Optamos por uma visita ao mercado e a uma carniceria na Coronilla. São tão famosas quanto deliciosas as galletas que degustamos recém cozidas numa panadería. Muitos conheceram o cítrico suco de pomelo e a excelente cerveja preta Patrícia Parker.
Laguna Negra


Durante à noite sentimos que a temperatura tinha se elevado, e quem estava acordado por volta das seis da madrugada de domingo notou a chegada de uma chuva forte. Permaneceu nublado pela manhã quando arrumamos as bagagens para o retorno. No parque cruzamos por uma avenida ladeada por palmeiras. Observamos pavões e primatas na Pajarera.
 

Acessamos a Ruta Nacional 9 em direção a fronteira. Quando chegamos no Chuy às 11h acertamos que duas horas e meia seriam  suficiente para visitarmos as lojas;  encontramo-nos no microônibus de acordo com o combinado.

Permanecemos algum tempo na aduana brasileira. Fomos intimados a desembarcar as mercadorias adquiridas no Chuy e responder um questionário sobre influenza A (H1N1).

Rumamos pelo mesmo trajeto de ida. Andamos 330km quilômetros para avistar Pelotas às 18h15min,  desta cidade percorremos mais uma distância semelhante para chegar em Santa Maria às 23h15min.
Plaja las Achiras


Os caminhantes Ivan, Eusa, Caroline, Cristina,Valter, Matheus, Helmut, Neci, Fernando W., Daniel, Adéli, Arthur e o PF viajaram com os motoristas Fabrício e Jorge da empresa Viamérica.

Santa Maria, 06 de Agosto de 2009.

Um comentário:

  1. Paulo Fernando parabéns por mais essa aventura, é muito bom conhecermos outro país, nossa visão do mundo fica mais ampla. Vamos combinar uma ida a esse forte, podemos ir de carro, tu sabes como arrumar lugar e o trajeto. Continue sendo essa pessoa que procura o que quer, melhor do que simplesmente se acomodar. Abraço Eduardo SM

    ResponderExcluir