domingo, 13 de março de 2011

Farol Sarita colorado

Noite quente. Manhã ensolarada. Céu nublado. Levantei por volta das 09h30. Embarquei no ônibus das 12h00, em Santa Maria. Após uma parada na rodoviária de São Sepé, outra em Caçapava, a terceira em Santana da Boa Vista e a última Canguçu, cheguei em Pelotas às 16h45. Adquiri passagem às 18h30 para o Taim, pela linha Embaixador que vai até o Chuí.
Cruzando-se a ponte de concreto sobre o Canal São Gonçalo logo se avistam as áreas planas de banhado e se percebe os trabalhos de duplicação do trecho da BR 471 até a localidade da Quinta, em Rio Grande. Ademais, permanecemos alguns minutos em Povos Novos devido a um engarrafamento, e trinta minutos na Quinta para aguardar a chegada de outro ônibus, porque o que viajávamos estava lotado com passageiros em pé....
Ao longo da estrada centenas de garibaldis em bandos ora pousavam no asfalto, ora voavam sobre extensa área de terreno que está sendo arado para o cultivo do arroz, também são vistos movimentando-se pelos campos nitidamente amarelados pela floração da maria-mole.
Numa caminhada pela estrada de chão batido em direção a sede do Taim observei um tachã aninhado na vegetação aquática e um bando deles forrageando no campo acompanhado por uma exibição de maçaricos migratórios do hemisfério norte.
Não é necessário encontrar uma centenária figueira-de-folha-miúda com frondosa copa de trinta e cinco metros de diâmetro, cujo tronco mede seis metros e meio de circunferência para observar que a sua abundante frutificação atrai muitas aves, e não apenas o tão exuberantemente avermelhado quanto gracioso e pequenino príncipe.
Na ampla vegetação pardacenta dos campos quem, às vezes, da o tom fortemente alaranjado é o cardeal-do-banhado, o que na Mata Nativa é dado pela copa de algumas corticeiras floridas, cujos tortuosos e estriados ramos estão róseos de tantas orquídeas.
Mesmo antes de uma caminhada pela praia coberta por juncos secos , agora sem suas flores brancas, pode-se avistar o Farol Sarita a poucos metros do mar em Santa Vitória do Palmar, na divisa com Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário