sábado, 16 de março de 2013

Gralhas nas timbaúvas



Tico-tico-rei
A falta de luz solar direta com  períodos de garoa fina durante toda a manhã de sábado mantiveram a temperatura agradável.  Circulamos apenas por trechos de estrada, sem aventurarmos até o topo do morro; ademais, ouvimos de moradores do local alguns relatos da ocorrência de jacús e de uma certa visita de um bugio-ruivo na área do Morro Cerrito.

Andando num campo nos deparamos com um capão de mato, onde uma frondosa timbaúva com muitos frutos verdes recebera a visita saltitante de cinco gralhas-picaças; nas redondezas,  silenciosamente imóveis, alguns gaviões quiri-quiris pousados em fios de uma rede energia elétrica, num panorama composto pelos morros da Serra Geral vicejando no horizonte norte.

na estrada de chão-batido
Encontramos alguns araçás-vermelhos em quintais, e uma exuberante frutificação de várias uvas-do-japão, altas 15m, na parte  da alameda calçada com rochas basálticas da Alameda Sibipiruna.

Permanecemos alguns minutos observando o movimento do tucano-de-bico-verde no tronco de um pinus;  fizemos uma rápida parada para identificar o surucuá equilibrando-se elegantemente em um fio; e por mais de uma oportunidade visualizamos a saíra-preciosa deslocando-se caprichosamente entre os galhos das árvores.

placa na esquina da Alameda Sibipiruna
Não esquecemos um tico-tico-rei erguer o vistoso topete vermelho, no mesmo local em que apanhamos frutos de uma goiabeira na beira da estrada; estávamos na esquina da alameda com o  caminho do  peregrino, onde um pequeno felino doméstico decidiu nos acompanhar pelos  limites de seu território.  

companheiro da caminhada
No passeio organizado pelo Clube de Observadores de Aves caminhei na companhia da  Mariana e o do Nícolas, ela anotou mais de trinta espécies de aves e observou um risadinha vocalizando, ele captou uma imagem do pássaro-preto-de-asa-amarela (Agelasticus thilius) forrageando na copa de uma árvore. 

A partir da Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria, seguindo-se pela Rua do Acampamento até Av. Dores, depois entrando-se na Rua Padre Kentenich para cruzar a ponte de metal com pranchas de madeira sobre a BR 158 antes de acessar a Alameda Sibipiruna no Morro do Cerrito; esta é  uma opção de  trajeto com  2.800m que poderá ser feito em 45mim .

Nenhum comentário:

Postar um comentário