segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Morros do Arroio Grande



Carvalhinho florido

Rodamos por  curvas sinuosas,  cruzamos por trechos com declividade amena, observamos acostamentos arborizados com azaleias floridas e cássias frutificadas,  verificamos trabalhadores consertando uma tubulação nas proximidades da primeira ponte da ERS 511,  contemplamos as várzeas alagadas onde cultivam-se arroz,  e passamos por dois cemitérios  a beira da estrada no percurso asfaltado de Camobi até Arroio Grande.
Cipó-são-joão
 
À tarde caminhamos por um campo gramado para admirar um ipê-roxo centenário com dois troncos avantajados e copa verdejante. Depois movimentamo-nos pela  margem direita do Arroio do Veado para  reparar  a floração alaranjada do cipó-são-joão, e distinguir que os ramos das  embiras e dos carvalhinhos estão  floridos.

Subimos em direção ao cume do Morro da Linha Vaima até a meia encosta onde se encontrava uma plantação abandonada de limoeiros, voltamos depois de comer deliciosas bergamotas maduras. No retorno atravessamos ravinas, transpomos pequenos riachos, e nos deparamos com açudes na parte elevada do terreno.

Rocha e gramado em parte plana perto do morro
Fizemos outras caminhadas pelas cotas altimétricas do primeiro  morro que se destaca à esquerda logo depois da localidade de Arroio Grande. Recordamos um sábado de julho do ano passado quando nos aventuramos pelo mato nativo e por clareiras até a parte plana no topo, também já nos embrenhamos por capoeiras, lavouras, banhados, e córregos em direção a Val de Buia, no último janeiro.
 
Áreas íngremes e rochosas
A neblina acinzentada da madrugada acentuou os contornos horizontais dos robustos morros  com a planície, entrementes a pouca visibilidade intensificou o forte som estridente das saracuras locomovendo-se  a beira dos cursos d’água.

Ipê-roxo centenário
Manhã ensolarada no domingo contribuiu para que notássemos o azul e o branco das gralhas-picaças  voando em grupo, e permitiu que o espelho alar branco identificasse o bando marrecas-pés-vermelho aterrissando num açude; demorou-se um pouco para reconhecer o guinchar do gavião-carijó.
Morro da Linha Vaima 

Da esquina da Rua Floriano Peixoto com a Pasqualini no centro de Santa Maria rodamos para leste, depois de 10km entramos na Rua Valentin Farias de Lima, no Bairro Camobi; aos 17km estávamos em Arroio Grande, chegamos na casa do Josmar depois de 19km.

Os caminhantes Valter, Caroline, Cristina, Daniella, Tiago, e  PF foram agradavelmente recepcionados pelo Josmar e a Deca em sua residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário