segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os tucanos na quinta

Andamos pelo campo num gramado úmido procurando caminhoaté o sarandizal. Quando nos aproximamos de um salso notamos o anel ocular amarelo, observamos que não era apenas um, mas cinco os pica-paus-brancos ali empoleirados.

Chegando em Silveira Martins seguimos par a Linha Quarta Norte. Rodamos uns dez quilômetros em estrada de chão batido até a Quinta Dom Inácio.

Apreciamos as frutas ainda verdes das bergamoteiras no pátio da Quinta. Ficamos por vários minutos observando a visitação que o sanhaçu-frade, o pica-pau-barrado, a saíra-de-papo-preto, o sabía-coleira, algumas tiribas-de-testa-vermelha, e dois tucanos-de-bico-verde fizeram a um caquizeiro coberto de frutas maduras.

Caminhamos por trilhas na mata nativa em direção ao vale para conhecer duas quedas d’águas. A cascata tapete verde e a cascata dom inácio. Para chegar na primeira descemos até o riacho ziguezagueando por um caminho curto e bem definido. Depois para encontrar a segunda, a dificuldade de acesso aumentou.

No passeio organizado pelo Clube de Observadores de Aves fomos recepcionados pelo Ivori, a Beti e seus filhos . Eles nos serviram um almoço com risoto, frango assado, salada de alface com cebola e pão.

Sábado nublado, de vez em quando uma garoa. Noutros momentos, chuva. No retorno sem sol, à tardinha, não foi necessário uma parada para perceber os tons róseos das caliandras, e o passeio dos jacús na margem da estrada, perto do monumento ao imigrante.

Pica-pau-branco (Melanerpes candidus) melanerpes do grego melas, melanos = preto + herpes = ave trepadeira (herpo = trepar); candidus – do latim candidus = branco puro, brilhante. Fonte Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário