terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pato-do-mato no banhado taquarichim

Ventava pela manhã quando partimos da Av. Rio Branco em direção a Vila do Boi Morto. Cerca de trinta minutos depois chegamos no Campo de Instrução de Santa Maria, sem vento nas copas floridas dos ipês-amarelos.

Caminhando por uma coxilha úmida visualizamos os prédios de Santa Maria, eles formavam uma panorâmica com os morros altos ao Norte.

Andamos por trilha no mato nativo na sede de Gravatás. Passamos por troncos robustos de algumas coronilhas espinhosas, branquilhos floridos e muitas laranjeiras-do-mato com floração abundante.

Fomos em direção ao açude próximo. Notamos um bando de bugios-ruivos deslocando-se pelas copas altas da mata à beira do açude. Alguns viram pela primeira vez este primata na natureza.

Depois do almoço seguimos por estrada de chão-batido coxilha acima até o Ponto de Observação. Sob sol quente andamos estrada abaixo até o Arroio Taquarichim. No barro encontramos pegadas de veado, outras de graxaim e umas de mão-pelada.

À tarde nublou antes da chuva. Estávamos numa área plana de mata ciliar quando fomos surpreendidos pelo vôo forte de um pato-do-mato. Encontramos algumas marrecas-pé-vermelho, observamos um gavião-do-banhado, e um gavião-peneira planando alto.

O passeio foi organizado pelo Clube de Observadores de Aves, contou com a presença de um grupo com vinte e cinco pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário