sábado, 17 de setembro de 2011

Quinta amarela


Do centro de Santa Maria rumamos em direção ao horizonte leste. Chegamos nas proximidades do enorme açude à beira da RS 287. A vegetação nativa ao longo da estrada formava uma barreira natural que dificultava a observação das garças-mouras aninhadas.
Na região plana de Arroio Grande caminhamos pela estrada asfaltada para registrar um casal de coleiro-do-brejo. Foram vistos no mesmo local da visita do dia 20 de março passado.
O uso de binóculos auxiliava a percepção da cor castanha escura da coroa, garganta e peito que os garibaldis machos possuem. Mas, a identificação foi facilitada quando os enormes bandos cessavam suas exibições nas copas dos angicos-vermelhos frutificados.
No banhado úmido e lamacento, onde se notava os restos do último cultivo de arroz, encontramos um poço d’água no pátio de uma casa de alvenaria abandonados.
Andamos pelas ruas calçadas com paralelepípedos, no centro de Silveira Martins. Almoçamos risoto e salada de alface no restaurante da Praça Garibaldi.
À tarde estivemos na Quinta Dom Inácio, agora desativada. Encontramos as copas dos caquizeiros verdes, e muitas bergamoteiras amarelas com frutas maduras. Depois ziguezagueamos morro abaixo até o riacho com uma cascata.
Tão exuberante o branco das pétalas da pereira quanto delicada a floração das pitangueiras. Entretanto, foi pouca oportunidade para observar que o tié-preto tem no alto da cabeça um detalhe vermelho.
O passeio no segundo domingo de setembro foi organizado pelo Clube de Observadores de Aves.
Tié-preto - (Tachyphonus coronatus), do grego takhuphonos = que canta rápido; do latim, coronatus = coroado. Fonte: Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem.

2 comentários:

  1. Foi demais né? Tenho gravada os cantos da "festa" dos Garibaldis nos angicos! =D
    E o canto da choca-de-boné-vermelho, não sei se eram fêmeas ou machos, escondidos nos arbustos! Estou passando pelo blog... parece super interessante, vou continuar lendo! Abraços

    ResponderExcluir
  2. oi Arielli ! Os passeios foram excelentes. Tenho visitado o wikiaves para ouvir algumas vocalizações, que auxiliam bastante na identificação das aves, principalmente aquelas que pouco são observadas no interior da floresta. Abraços.

    ResponderExcluir