domingo, 30 de outubro de 2011

Purpúreo Cerro do Loreto

Movimentamo-nos de uma extremidade à outra no topo do Cerro do Loreto para visualizar as matas ciliares à beira dos rios, estradas de chão batido cortando às várzeas, uns açudes e raras habitações, lavouras de arroz sendo preparadas, e poucos veículos cruzando pela ERS 241. Ademais, os fortes roncos de bugios cessaram, e os urubus-de-cabeça-vermelha diminuíram suas exibições quando uma chuva leve começou.
As flores das corticeiras-do-banhado deixam suas copas mais róseas-avermelhadas, os troncos retorcidos tornam os inhanduvás mais cinzentos. Mas, foi o vermelho-purpúreo e o delicioso sabor dos frutos das pitangueiras que motivaram muitas coletas . Como as árvores se encontravam em abundância à beira da mata nativa fazíamos paradas constantes.
No campo aberto verificamos a fisionomia do local para seguir uma direção até o topo íngreme e rochoso do Cerro. A caminhada ladeira acima durou uma hora e quinze minutos. Andamos por uma mata preservada, conseguíamos orientação melhor quando em locais abertos. Descobrimos que não éramos os únicos naquela empreitada. Percebemos vozes desconhecidas no mato, logo nos deparamos com uma pessoa perto de uma rede de fios para sinal de internet. Estava com outro companheiro trabalhando, comentou que os fios seriam conectados a uma antena no alto do Cerro. Por alguns momentos acompanhamos o sentido da rede.
Novamente em campo aberto surgiram mais dúvidas, muitas rochas, cactos e gravatás espinhentos. Acertamos o caminho quando decidimos subir em direção à esquerda do topo, tomando-se como referência o lado oeste do cerro.
De Santa Maria rumamos para a região oeste do estado. À partir do trevo da Av. Walter Jobim com a BR 287 rodamos por esta via 25km até o Rio Ibicuí, 60km para cruzar o Rio Toropi, e depois de rodarmos 100km não passamos o Rio Jaguari, divisa entre São Vicente do Sul e São Francisco de Assis, entramos numa estrada à direita. Conhecemos seu Hélio Flores dirigindo um trator, durante uma conversa ele permitiu o acesso ao pátio de sua casa, e a uma terra arada . Assim nossa chegada foi facilitada num campo perto do sopé do cerro.
Por sugestão do Valter visitamos o local pela primeira vez na manhã nublada do último sábado de outubro de 2011; viajamos 250km de carona no jeep toyota  do Helmut, por sua indicação fomos a São José do Louro; acompanhados pelo Ivan e pelo Marchiori conheçemos o Museu Fragmentos do Tempo, no interior de Mata.

3 comentários:

  1. Oi vizinho! Ohhh que legal! Esse cerro se chama Cerro do Loreto? Eu morava em São Francisco de Assis e nem sabia como se chamava. Sempre quis subir lá, mas nunca achei quem me acompanhasse. E sim, para conseguir subir, tem que ser pela ponta de trás vendo da rodovia, como tu falou, o lado esquerdo estando no lado oeste do cerro. Lá em cima não tem nenhum pequeno lago né? Bom, quando eu te ver eu repito a pergunta =)

    ResponderExcluir
  2. Ahhh comecei um blog, e adicionei teu blog como favorito. Se quiser ver é: euvinabiologia.blogspot.com
    Vou relatar coisas que aprendi, saídas de campo que participei, trabalhos diversos que fiz durante o curso...
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. oi Arielli, tudo bom ! gostamos muito da visita ao Cerro do Loreto, pois assim o denominam. Caminhamos em direção ao topo tomando-se como referência a porção do Cerro que está voltada para o Oeste, a vista que é observada à esquerda de quem viaja pela ER 241 vindo dos lados de São Francisco de Assis. Não encontramos nenhum pequeno lago perto do topo, apenas cruzamos por um curso d'água durante nosso retorno pelo mato e campo, nas cotas de menor altitude. Entretanto seria o caso de seguir ladeira acima acompanhando o caminho d'água para saber onde é a nascente. Um abraço, Paulo Fernando.

    ResponderExcluir