terça-feira, 15 de novembro de 2011

Azul ventoso


Domingo amanheceu nublado, e continuou ventoso o dia inteiro, mesmo com o romper do sol no meio da manhã. Em Julho quando visitamos o local a terra  era úmida e lamacenta, agora encontrava-se seca e dura.
Os mosaicos desenhados pelo terreno arado demarcavam nas várzeas os plantios de arroz , e nas coxilhas delimitavam o cultivo da soja. Na ampla região podia-se admirar alguma mata nativa, observar vários capões de eucaliptos, e visualizar muitos açudes.
Visitamos um ninhal dentro de um pequeno lago em campo aberto. Percebemos a flexibilidade dos galhos dos sarandís dobrando-se com o vento forte. Os ninhos de palhas presos aos ramos da arvoreta foram tramados pelos garibaldis. Empoleiradas, muitas garças-brancas-grandes aninhavam-se com seus filhotes, em parcas camas de gravetos.
Entrando na mata fomos surpreendidos com os roncos de bugios-ruivos, depois nos deparamos com um pequeno bando movimentando-se pelas copas das árvores nativas.
Caminhando por uma trilha na mata, cruzamos por córregos, registramos alguns troncos castanho-avermelhados de araçás, vimos guabirobas frutificadas, vimos frutos amarelos dos jerivás caídos no solo, também nos defrontamos com espinhos de sucará. Andamos em direção ao local onde tivemos a oportunidade de ouvir pela primeira vez a vocalização do jaó-do-litoral.
A forte vocalização dos tangarás-dançadores foi escutada, logo depois encontramos o pequeno bando com um macho jovem;   identificamos a coloração esverdeada da fêmea, e o “boné” vermelho do macho adulto.
No gramado as delicadas iridáceas, e  os espinhentos gravatás estão floridos. Passamos pelas copas frutificadas dos chais-chais; permanecemos algum tempo em frente aos ramos cobertos de frutos maduros das pitangueiras, à beira da mata nativa.
Partimos de Santa Maria em direção ao horizonte sudeste. Cruzamos o Rio Vacacaí, considerado um dos limites municipais. Ademais, quando andávamos pelo campo percebemos alguns prédios em São Sepé, cidade construída numa coxilha, na margem esquerda do Rio São Sepé. Ambos os rios deságuam no Rio Jacuí.
No segundo domingo de Novembro, um grupo de dez pessoas viajou em direção ao sul do Estado, num passeio organizado pelo Clube de Observadores de Aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário